9 de maio de 2015

Historial sobre o bairro 7 de Abril onde vamos implementar o projeto Jobus, para cursos profissionalizantes para jovens em diversas areas.

Um pequeno historial sobre a Cidade de Chimoio e o Bairro 7 de Abril , o maior e mais populozo bairro da cidade.


Chimoio é a Capital da Provincia de Manica, situada no corredor da Beira , cerca de 210 kilometros da Cidade da Beira e a 100 kilomentros do Zimbabwe, e a 1.100 kilometros da Capital do Pais Maputo. Tem uma 174 kilometros quadrados, construida ha 706 metros  altitude do nivel do mar. Foi construida  na era colonia pelos portugues para ser habitada por uma populacao de 20 mil pessoas e era a cidade mais limpa do Pais, hoje tem uma populacao de 281 mil habitantes , espalhados pelos seus 33 bairros com problemas interminaveis e sem solucoes ao curto prazo. Segundo dados oficiais do governos nos ultimos dois anos foram criandos na cidade certa de 1.900 novos postos de trabalho, existem e funcionamento 40 furos de agua em funcionamento para um populacao que nao pare de crescer, apenas 18% da populacao tem acesso a agua potavel de boa qualidade.
No Bairro 7 de Abril onde temos auxiliado projectos com criancas orfaos e onde temos um grande terreno , e onde estamos fazendo um estudo de viabilidade para implantar um projeto profissionalizante afim de dar uma formacao profissional para milhares de  jovens que nao tem nenhuma pespectiva de futuro e que nao podem ter os seus sonhos realizados pelas grandes dificuldades em que enfrentam em suas comunidades , e por isto nao tem condicoes de entrar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo , e que  uma vaga de emprego esta cada vez mais escassa. Em um bairro que tem uma escola primaria com mais de 5.111 alunos so no curso diurno, e 78 alunos por professor em salas de aulas e outros ate debaixo de arvores e sentados  no chao, um ambiente de ensino que e praticamente incontrolavel, em um bairro que tem uma populacao de 27.379 habitantes e que 76% desta populacao sao jovens, e que tem como futuro ou a agricultura de subgistencia ou trabalho informal com vendedores hambulantes ou puxadores de chova staduma, um tipo de carroca puxada pelo homem para carregar mercadoria nas lojas e mercados informais. Olhando para todo este quadro desolador e que pensamos criar o projeto  que tem por nome Jobus, Jovens Buscando Sonhos, com a finalidade de ajudar a milhares de jovens alcancar os seus sonhos. Pois todos nos temos o direito de sonhar e de lutar para realizar os nossos sonhos.  Nao podemos fazer como os sacerdores que passaram e viram aquele homem caido a beira do caminho e passou de largo como se o problema nao nos dissessem respeito, precisamos estender as maos para levantar aqueles que estao caidos precisando da nossa ajuda para se restabelecer e seguir o seu caminho.

















Nenhum comentário: